quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AO SAIR, SAIA PELA PORTA DA FRENTE



Muitas pessoas não sabem como sair de uma empresa depois de findar o seu vínculo profissional com esta. O que você deve ter em mente é que, ao sair de uma empresa é imprescindível que se deixe uma porta aberta para contatos futuros. O que acontece muitas vezes é que quando algum colaborador está no mês de comprimento do aviso prévio, ele acaba por se mostrar antiético e totalmente desrespeitoso com os seus pares e superiores.
 
                Eu já vi casos em que o funcionário depois de pedir demissão de uma empresa, começou a “chutar o pau da barraca” como se nunca mais fosse precisar de algo da empresa. A verdade é que você pode até nunca mais trabalhar nessa empresa, mas deixar bons contatos para fortalecer o seu networking é imprescindível, lembre-se que uma próxima empresa que você for trabalhar pode ligar para pedir referências e ao sair de forma antiética você, literalmente, rasgou sua carta de referências. Portanto, ao sair de alguma empresa, saia pela porta da frente e, principalmente, deixando a porta aberta para o futuro.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

VOCÊ É UM PROFISSIONAL PAVIO CURTO?


Na semana passada, graças a minha amiga Luciana Karla Dieb (profissional muito competente da área de TI), tive a satisfação de conhecer um outro blog, o DROPS DE CARREIRA escrito pelo professor Flávio Emilio. A primeira postagem que li falava sobre aqueles profissionais que são conhecidos pelo seu “pavio curto”. Isso me fez refletir como conhecemos pessoas assim. Possivelmente, você conheceu, conhece ou vai conhecer algum profissional que tem o pavio curto. Esse tipo de profissional é aquele que fala demais e em momento inoportuno, não reconhece seus erros e acreditam que sempre tem razão haja o que houver.

 Esse profissional acaba por perder ótimas oportunidades de crescimento profissional, mas acredita que não consegue melhoras ou promoções por culpa da empresa e que faz sempre o seu melhor. De fato, não é que ele seja um mau profissional, geralmente ele é capaz, é inteligente, sabe o que quer, mas não se dá conta de suas falhas. O problema é que só com o tempo e muitas “cabeçadas” na parede é que o profissional pavio curto percebe o que perdeu, ou melhor, deixou de ganhar por causa das suas atitudes.

Portanto, se você é esse tipo de profissional tome cuidado, repense suas atitudes antes que seja tarde e trate de aumentar o seu pavio curto para que você não tenha uma carreira mais curta ainda.Vale mais a pena exercitar constantemente sua tolerância e seu equilíbrio emocional, para dessa forma demonstrar crescimento e amadurecimento profissional... Pense nisso e uma ótima semana a todos!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Liderança no século XXI (Líder Coach)


Para ser um bom líder é necessário fazer-se entender. Hoje, mais do que nunca as empresas entenderam que mais do que resultados, bons gestores precisam saber lidar com pessoas.
Diantedisso entra a figura do líder coach. Esse termo foi emprestado do meio esportivo, e que representa a figura do técnico.
Da mesma forma que no esporte o coach tem a função de orientar, treinar, desenvolver e apoiar seus liderados no desenvolvimento de suas habilidades e competências, com o intuito de obter alto desempenho. Ou seja, atualmente o novo estilo de líder já não é mais aquele que apenas sabe lidar com as pessoas, mas também aquele que gera aprendizado e consegue desenvolver a sua equipe, sempre se preocupando com o crescimento individual de cada um, dessa forma desenvolvendo novos líderes.
Mas para isso, o individuo precisa ter ou desenvolver algumas competências que são primordiais para ser/tornar-se um líder coach, que são:

<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Respeito e ética
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Comunicação
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Escuta ativa
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Feedback
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Habilidades interpessoais
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Empowerment
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Estabelecimento de metas
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Incentivo a pró-atividade
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Autoconhecimento
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Habilidade de gerar aprendizado
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Resiliência
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Visão estratégica

Além dessas competências, o líder coach precisa saber usar de uma ferramenta muito importante que é a pergunta. Isso mesmo, esse novo líder não pode simplesmente dizer aos seus funcionários o que fazer e como fazer, ele precisa perguntar, questionar, fazer com que seus liderados desenvolvam sua visão estratégica e sua criatividade. Portanto o verdadeiro líder coach é aquele que faz as perguntas certas nos momentos oportunos, é aquele que passa seu conhecimento, que se doa ao máximo e que consegue desenvolver seus liderados de forma que esses desenvolvam suas habilidades mais intrínsecas. 
Por conseguinte, outro ponto muito importante para se tornar um líder coach é o compartilhamento, é dispor de tempo para compartilhar conhecimento, direcionando dessa forma ao desenvolvimento de competências dos liderados.
Nesse novo estilo de liderança também é primordial saber trabalhar a motivação e para isso é necessário conhecer cada um de seus liderados, suas individualidades, desejos, e acima de tudo respeitá-las.
Assim sendo, tornar-se um líder coach requer o desenvolvimento de algumas habilidades, requer uma nova postura perante si mesmo e sua equipe. Por fim, se você é apenas líder, comece a repensar seus conceitos de liderança, faça a diferença e mãos a obra.