terça-feira, 11 de outubro de 2011

PLANEJAR OU NÃO PLANEJAR? EIS A QUESTÃO. - PARTE 1


           Essa semana resolvi falar sobre planejamento, tanto na vida profissional como pessoal. Mas, por que falar disso?
Sempre nas minhas aulas inaugurais nas turmas que leciono, aplico uma dinâmica. Mas diferente daquelas dinâmicas, onde o aluno se apresenta para a turma o conhecer, prefiro fazer uma dinâmica onde o aluno busque se conhecer, onde ele apresente seus pontos fortes e pontos fracos e uma perspectiva de futuro para os próximos anos. Com essa dinâmica os fiz perceberem como não conhecem a si mesmo, pois quando perguntados sobre seus defeitos, fica evidente a dificuldade de resposta. Mas o pior foi quando perguntados sobre seus planos para os próximos 5 anos.
Um dos alunos me respondeu o seguinte: “eu não planejo, pois não sei se estarei vivo em 5 anos”. Diante dessa resposta, concordei com ele e fiz outra pergunta: “mas e se você estiver vivo, o que vai fazer”. Ele ficou calado por alguns instantes e respondeu: “ainda não tinha pensado com esse ponto de vista”.
Outra situação que aconteceu comigo foi a seguinte:
Certa vez estava conversando com uma gestora de uma empresa e falei pra ela que deveríamos planejar uma ação que ela estava querendo fazer na empresa. Ela então me respondeu que não poderia planejar, pois as coisas mudam a cada mês e, portanto, não poderia planejar para os próximos seis meses.
O que ela falou é verdade, tudo dentro de uma organização muda diariamente. No entanto, planejar é preciso. Você já imaginou comprar um automóvel sem planejar como vai pagar, ou como fazer uma viagem sem saber para onde vai. Por isso que é preciso que haja planejamento.
O planejamento deve ser feito para que se tenha um norte a seguir, seja na vida, seja na empresa, seja na sua carreira. Todavia, isso não significa que você tenha que seguir esse plano a risca até o final, ele pode ser mudado de acordo com as situações que irão ocorrer no seu dia a dia. Por fim fica a dica, planeje, elabore um plano de carreira, não espere que as coisas simplesmente aconteçam, esteja preparado para esses acontecimentos, tudo na vida é mutável, mas isso não significa que não se deve pensar no futuro, ou seja, saiba onde você quer estar nos próximos anos de sua vida, seja pessoal ou profissionalmente.