quinta-feira, 1 de março de 2012

DINÂMICA EM GRUPO: O TERROR DOS CANDIDATOS A UMA VAGA DE EMPREGO





Quando estou iniciando uma nova turma de alunos, ou começando um treinamento em alguma empresa, sempre gosto de fazer uma dinâmica em grupo. Dessa forma eu já consigo visualizar quais os tipos de pessoas com quem vou me relacionar nas próximas horas, dias ou meses.
Diante disso, comecei a ver a grande dificuldade que alguns deles possuem em falar em público, em expressar algo simples como, por exemplo: “Fale um pouco sobre você”. É muito interessante como as pessoas não conseguem falar de si mesmo, quanto mais de qualquer outro assunto.
Conversando com alguns deles sobre as dificuldades de participar de uma seleção para uma vaga de emprego, de longe a dinâmica de grupo é a parte mais temida. Na realidade, a sensação de ser avaliado e observado por outras pessoas nem sempre é confortável. Talvez por isso, os candidatos tenham esse medo, essa insegurança com relação às dinâmicas.
É importante lembrar que não se deve deixar de falar e explorar as suas qualificações diante dos avaliadores por medo. Lembre-se que está em jogo o seu futuro profissional, aquele emprego que você tanto almeja, aquele cargo que você está esperando a um tempão. Portanto, é hora de pensar e superar esses medos para alcançar o sucesso.
A dinâmica de grupo é hoje uma das etapas mais importantes no momento da seleção, ela pode definir a contratação do profissional. Os selecionadores envolvidos no processo, estão atentos a todo tipo de movimentação do candidato, seus gestos, sua linguagem, para que dessa forma consiga descobrir traços do seu perfil e saber se ele é o mais adequado para a vaga em questão.
Na maioria das dinâmicas de seleção os psicólogos irão analisar pontos como: participação, integração, respeito e limites, união do grupo, liderança participativa e criatividade.
Contudo engana-se aquele que acredita que o mais falante é o que se sairá melhor. O importante é falar quando solicitado e ser coerente em seus comentários. Ser o primeiro a falar pode denotar iniciativa, contudo, de nada adianta se o candidato não tiver conteúdo, não for consistente e não tiver qualidade na sua fala. Pesquise sobre a empresa, isto o ajudará a ter segurança. Outro detalhe importante é a sua postura corporal, mas não precisa ficar apreensivo com isso, apenas sente-se de forma correta, pois ficar de forma desleixada pode passar a idéia de desinteresse.
Lembre-se, não precisa ficar preocupado em tentar impressionar o selecionador. Seja espontâneo, autêntico. Busque interagir com os demais candidatos e não apenas com o responsável em fazer a avaliação. Fique sempre atento ao que está ocorrendo na dinâmica e nas orientações das atividades, dessa forma, mantendo a concentração, você conseguirá executar todas as tarefas propostas da melhor forma possível.
Não esqueça também da sua apresentação visual, ela é muito importante, por esse motivo, tenha muito cuidado ao escolher o que vestir. Está asseado e com as roupas adequadas, contará pontos a seu favor. Além disso, você está em um encontro profissional e não em uma festa com amigos.
Primeira dica importante: aja naturalmente e seja você mesmo.
O avaliador sabe que ficar nervoso em um processo seletivo é natural, é só lembrar que, possivelmente, todos os outros candidatos à vaga estão da mesma forma que você e serão avaliados da mesma maneira.
Segunda dica importante: treine em casa.
Faça uma redação de pelo menos 10 linhas com o título "quem sou eu". Depois faça a apresentação na frente do espelho ou para alguém da sua família. É claro que  não existe uma receita pronta para se sair bem nas dinâmicas de grupo, mas isso pode ajudá-lo a chegar mais calmo e confiante na "hora da verdade".
Por fim, tenha certeza que essas dicas vão lhe ajudar a chegar com mais tranquilidade a dinâmica de grupo. Mas sobre tudo, confie em seu potencial e nas suas qualificações para alcançar o sucesso que tanto deseja.
Boa sorte e boa dinâmica a todos!!!