domingo, 25 de maio de 2014

A COPA DO MUNDO É NOSSA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijb7gIVw15X36K5NzfAZ-9AP90itGLw_3WrLNR-SGE-Z7A5m77cevYaNCsai-Fj5MXizGkfba2EptTk0rHLk0Kt_UzFmPpAv7lafKLlGYYWkVkdf_pGA8vqAp05jXqKVDTkxHjczHgiGtS/s480/a-copa-do-mundo-e-nossa-150612-newton-silva-humor-politico.jpg


Em véspera de Copa do Mundo aqui no Brasil, me lembrei de uma música de alguma copa passada que falava: a copa do mundo é nossa, com o brasileiro não há quem possa...

Aí fiquei refletindo sobre a letra. Será que a Copa do Mundo é mesmo nossa? Me perdoem os que não concordarem, mas acho que ela não é nossa não.

Quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA, confesso que fiquei extremamente feliz e esperançoso. Pois o que era prometido pelo governo na época, era um tal de “legado” que este grande evento deixaria no país.

O que seria isso? Esse “legado” seria uma grande melhoria no sistema de saúde, uma melhoria na infraestrutura do país e principalmente das cidades sede do evento, melhorias na segurança pública por se tratar de um evento mundial. Mas não é isso que estamos vendo. Obras foram espalhadas por todas as cidades que sediarão o evento. Muitas não terminadas, outras que nem chegaram a sair do papel, algumas que nunca sairão.

Hoje sou totalmente contra a Copa do Mundo. Não pelo evento em si, mas sim pelo que foi prometido e não chegou nem perto de ser cumprido. Temos um país com uma educação precária, a segurança... O que é isso? Faz tempo que os brasileiros não sabem o que é estar seguro. Claro que na copa teremos policiais nas ruas, mas não se iludam, não é para os brasileiros e sim para os turistas, para que estes não saiam com uma má impressão do país.

Vejo os governantes a todo momento falando sobre não deixar uma má impressão para os turistas. Ou seja, vamos jogar a sujeira para baixo do tapete durante o evento, aí depois que tudo terminar, podemos reclamar e voltar a nossa realidade.

Fico entristecido com tudo isso, me sinto envergonhado por morar em um país onde impera a mentira, a corrupção. Onde um evento como esse tenha havido tanto desvio de dinheiro e que como legado apenas estádios que não servirão para todos.

Fico entristecido com pessoas públicas que deram depoimentos falando que copa não se faz com hospitais (claro, ele não usa o SUS), outro vem e fala que o dinheiro roubado nas obras serão recuperados com o turismo (como se fosse normal desviar dinheiro público).

Que país é esse? É o país sede da Copa do Mundo 2014. Uma copa da FIFA, do governo, dos políticos, de quem ganhou e ganhará dinheiro com ela, a Copa das Copas, que será de alguns, mas não será a copa de todos os brasileiros. Para esses muitos a copa será apenas mais um evento, mas um jogo pela televisão, mas um (possível) título para a nossa seleção. Mas definitivamente A COPA NÃO É NOSSA.