Para iniciarmos esse texto
vamos lembrar quantas vezes chegamos numa empresa cheia de novidades, atrativa,
com pessoas bem arrumadas. Contudo, na hora de ser atendido você se depara com
um colaborador totalmente despreparado para apresentar o que a empresa oferece,
ou com extrema dificuldade para enxergar o que você deseja?
Esse tipo de situação,
infelizmente, é comum de acontecer. A empresa que exerce suas atividades sem
estar preparada pode deixar uma grande imagem negativa, o que pode facilmente
dificultar o crescimento e o bom desenvolvimento da mesma. Nos momentos atuais,
o mundo está cada vez mais competitivo, a concorrência é grande e hoje não fica
marcado somente a primeira imagem e sim a segunda, terceira, quarta, etc. As
empresas que já possuem uma certa estabilidade e tempo de mercado, devem sempre
melhorar e treinar cada vez mais seus colaboradores, pois antes dizíamos que o
cliente mal atendido falava mal de sua empresa para 10, 15 pessoas. Com as
redes sociais em alta isso vai muito além.
Para ter êxito em
atendimento as empresas devem saber muito bem o perfil das pessoas que se
encaixam melhor em seu negócio e treiná-las de acordo com a cultura da empresa
e visando sempre o melhor atendimento ao cliente, incluindo satisfazendo com o
melhor produto. É indispensável apresentar todas as opções de produtos/
serviços, especificações técnicas, quais os diferenciais, enfim, todo detalhe
que possa ser útil ou fator decisivo na satisfação do cliente. O colaborador
conhecendo todas as características do seu produto ou serviço, vai demonstrar o
quanto sua empresa está preocupada e preparada para atender os clientes. Em
muitas empresas o novo colaborador simplesmente tem que aprender na marra sobre
o que a empresa faz e vende e, sem treinamento, parece que nem mesmo o
proprietário da empresa entende a necessidade de treinamento visando o
crescimento do negócio.
É preciso entender quem é o
seu cliente, o que ele precisa, quais as suas necessidades. Cada público gosta
de ser atendido de uma forma.
Os treinamentos devem ser
realizados mesmo antes da empresa detectar algum problema, para que seja
apresentado um diferencial desde o primeiro momento e para que possa ser
passada a melhor imagem sempre. Sendo mais profissional e responsável possível,
preocupando-se realmente com seus clientes e preocupando-se também em resolver
todas as suas necessidades, sempre buscando excelência no atendimento.