terça-feira, 20 de outubro de 2015

EM TEMPOS DE CRISE O MELHOR É PLANEJAR



EM TEMPOS DE CRISE O MELHOR É PLANEJAR

O Brasil está entrando (ou já entrou) em um período de recessão como a muito tempo não se ouvia falar, nesse momento muitas pessoas começam a passar “aperto” na hora de pagar as contas. Se você está passando por isso não se preocupe, pois com certeza você não é o único.
Nesse momento começamos a nos perguntar o que fazer para saldar dívidas, para não ter problemas financeiros. Bem, aqui nesse artigo vamos dar algumas dicas simples para que você possa se organizar e passe ileso ou, pelo menos, com escoriações leves por esse momento de turbulência que vive a nossa economia. O importante é você ter organização, estar disposto a abrir mão de algumas coisas e seguir algumas regras, no final pode ter certeza que valerá a pena.
Planeje-se: Várias pessoas tem grande dificuldade em planejar-se principalmente em fazer um planejamento financeiro, mas acredite, em momentos como este saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta é primordial. A grande maioria das pessoas com quem eu converso não tem a mínima ideia de quanto tem a pagar no próximo mês, então quando as contas chegam percebem que gastaram mais do que tinham a receber e as dívidas começam a se acumular e em momentos de crise como o que vivemos qualquer descontrole pode ser fatal. Uma dica importante é controlar seus gastos em uma planilha Aí você pode dizer que não sabe lidar com planilhas, mas não se preocupe na internet você consegue baixa-las de forma rápida e grátis.
Corte gastos: Isso é o básico para se passar por momentos de dificuldade e resseção, faça uma lista daquilo que não é importante, daquilo que é supérfluo e que você consegue sobreviver sem. Se pararmos pra pensar existem várias coisas que podemos cortar dos nossos gastos, como por exemplo, TV por assinatura, idas ao shopping onde sempre acabamos comprando algo que nem precisamos, etc. Existe uma tabela criada pelo professor especialista em finanças pessoais da FGV, Fábio Gallo Garcia, chamada de tabela ABCD, essa tabela é muito interessante e pode ser muito útil, mas sobre ela falaremos numa próxima postagem.
Faça uma poupança: Sempre vejo pessoas falando que não conseguem fazer uma poupança porque ganham pouco, e até concordo, muita gente ganha pouco mesmo. Mas a verdade é que se eu corto alguma coisa que não me fará falta e fizer uma pequena poupança todos os meses, ao fim de um determinado período terei um valor que poderá ser bastante útil em tempos de aperto financeiro. Já pensou em contar o cigarro ou aquela bebida todo final de semana? Pense nisso.
Não compre o que não precisa: Quantas vezes você ou alguém da sua casa comprou algo que nunca usou. Pois é, se pararmos para pensar, isso acontece mais vezes do que imaginamos. Compramos roupas que nunca usamos, sapatos e até mesmo produtos alimentícios que se estragam. No Brasil cerca de 20% dos alimentos que compramos não são consumidos e acabam indo para o lixo (este é um tema que  poderemos abordar em um outro artigo). Então imagina, se comprarmos exatamente o que vamos consumir, esse valor que será economizado poderá e será muito útil.
Preste atenção nos pequenos gastos: Sabe aquelas dicas como, apague as luzes ao sair da sala, feche a torneira quando estiver escovando os dentes, pois é geralmente não prestamos atenção, mas elas têm certo custo ao final de cada mês. Portanto, ao sair dos cômodos da casa apague a luz, desligue os aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados, afinal nestes tempos de crise qualquer economia é muito importante e sempre bem vinda.
Agora é arregaçar as mangas, se segurar e passar pela turbulenta crise que nos aguarda. Lembrando também que é importante tomar cuidado com a tentação dos cartões de crédito, eles podem ser uma armadilha perigosa, da mesma forma que deve-se evitar a todo custo o uso de cheque especial, uma vez que estes têm taxas de juros astronômicas.