quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Liderança no século XXI (Líder Coach)


Para ser um bom líder é necessário fazer-se entender. Hoje, mais do que nunca as empresas entenderam que mais do que resultados, bons gestores precisam saber lidar com pessoas.
Diantedisso entra a figura do líder coach. Esse termo foi emprestado do meio esportivo, e que representa a figura do técnico.
Da mesma forma que no esporte o coach tem a função de orientar, treinar, desenvolver e apoiar seus liderados no desenvolvimento de suas habilidades e competências, com o intuito de obter alto desempenho. Ou seja, atualmente o novo estilo de líder já não é mais aquele que apenas sabe lidar com as pessoas, mas também aquele que gera aprendizado e consegue desenvolver a sua equipe, sempre se preocupando com o crescimento individual de cada um, dessa forma desenvolvendo novos líderes.
Mas para isso, o individuo precisa ter ou desenvolver algumas competências que são primordiais para ser/tornar-se um líder coach, que são:

<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Respeito e ética
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Comunicação
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Escuta ativa
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Feedback
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Habilidades interpessoais
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Empowerment
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Estabelecimento de metas
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Incentivo a pró-atividade
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Autoconhecimento
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Habilidade de gerar aprendizado
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Resiliência
<!--[if !supportLists]-->ü  <!--[endif]-->Visão estratégica

Além dessas competências, o líder coach precisa saber usar de uma ferramenta muito importante que é a pergunta. Isso mesmo, esse novo líder não pode simplesmente dizer aos seus funcionários o que fazer e como fazer, ele precisa perguntar, questionar, fazer com que seus liderados desenvolvam sua visão estratégica e sua criatividade. Portanto o verdadeiro líder coach é aquele que faz as perguntas certas nos momentos oportunos, é aquele que passa seu conhecimento, que se doa ao máximo e que consegue desenvolver seus liderados de forma que esses desenvolvam suas habilidades mais intrínsecas. 
Por conseguinte, outro ponto muito importante para se tornar um líder coach é o compartilhamento, é dispor de tempo para compartilhar conhecimento, direcionando dessa forma ao desenvolvimento de competências dos liderados.
Nesse novo estilo de liderança também é primordial saber trabalhar a motivação e para isso é necessário conhecer cada um de seus liderados, suas individualidades, desejos, e acima de tudo respeitá-las.
Assim sendo, tornar-se um líder coach requer o desenvolvimento de algumas habilidades, requer uma nova postura perante si mesmo e sua equipe. Por fim, se você é apenas líder, comece a repensar seus conceitos de liderança, faça a diferença e mãos a obra.

Um comentário: