quarta-feira, 25 de abril de 2012

SÍNTESE DO 1º FÓRUM EMPRESARIAL DO RN




O 1º FÓRUM EMPRESARIAL DO RN foi um grande sucesso. Com um auditório lotado no Teatro Riachuelo, o anfitrião da noite, Kelermane Martins, abriu o evento com o tradicional discurso agradecendo a todos os presentes e parceiros pelo sucesso do evento. Logo em seguida foi convidado ao palco o senhor Manoel Etelvino de Medeiros, diretor do grupo Nordestão. Onde com muito bom humor, simplicidade e simpatia (conquistando assim toda a platéia), falou sobre o sucesso da sua empresa. Ele destacou o inicio de tudo ainda nos anos 50, com a vinda de seu pai e família de Cruzeta-RN para a capital Natal. Outro ponto importante ressaltado por Manoel Etelvino foi a importância da educação, importância essa que, segundo ele, ainda faz a diferença no grupo, com a preocupação de que seus colaboradores sejam pessoas preparadas para o mercado. Outro ponto muito importante destacado por ele é a forma de gestão adotada pelo grupo com a criação de 4 holdings que administram o patrimônio imobiliário, recebendo aluguéis pela utilização do espaço de cada loja. Além disso, foi implementado pela empresa um modelo de governança corporativa, possibilitando assim, um alto nível de profissionalização para um negócio familiar, onde cada um tem sua responsabilidade e opinião dentro do grupo, garantindo mais segurança para os futuros sucessores, sejam como executivos da empresa ou como acionistas.
No segundo case da noite, Flávio Rocha, diretor presidente da Riachuelo, explanou com muita propriedade sobre o crescente sucesso do grupo. Ele iniciou falando sobre a repercussão de sua entrevista ao jornal Tribuna do Norte no final de semana, onde falou sobre o ambiente hostil que é o RN para os investidores que aqui estão.
De acordo com Flávio Rocha, falta um estado de espírito receptivo aqui no RN e que por esse motivo quem sofre é o elo mais fraco, ou seja, o trabalhador, com a extinção de várias vagas de emprego. Outro fator importante destacado por ele foi a importância da competitividade para a manutenção das vagas de emprego e para a continuidade do crescimento do setor aqui no estado. A competitividade é como “uma plantinha muito frágil, que precisa ser regada a cada dia. Se ela morrer, o trabalhador sofre”, segundo o gestor do grupo Riachuelo/Guararapes.
No decorrer da sua explanação, ele falou sobre a missão da Riachuelo de tornar a moda acessível a todas as classes sociais. Na sequência o empresário narrou a trajetória de sucesso do seu pai, Nevaldo Rocha, que se confunde com a história de sucesso de todo o grupo, que teve inicio com a abertura da sua primeira loja (A CAPITAL) e que hoje se tornou a maior empresa de moda do Brasil (RIACHUELO) e a maior confecção de vestuário da América Latina (GUARARAPES).
De acordo com o empresário, a Riachuelo trabalha com um modelo de negócio chamado fast fashion que é caracterizado pela alta velocidade de giro do seu ciclo operacional, mas que só dá certo através de uma gestão verticalizada e integral, fugindo assim do modelo tradicional e fracionado.
Flávio Rocha ressaltou ainda que o sucesso do grupo muito se deve ao crescimento da economia brasileira e ao surgimento de uma nova classe média, composta principalmente por mulheres frequentadoras assíduas das lojas Riachuelo, que são responsáveis por 85% das vendas. Até 2013 a Riachuelo pretende alcançar todos os estados brasileiros, quadruplicando assim as suas vendas.
Ao término das palestras os empresários Manoel Eltevino de Medeiros, Flávio Rocha e Nevaldo Rocha receberam a Comenda Empresarial K&M Group. Uma homenagem merecida a esses três grandes nomes do Rio Grande do Norte no que diz respeito ao meio empresarial.
Ao final, fica o saldo positivo de uma noite de muito aprendizado dessas duas historias de empreendedorismo, ousadia e muito sucesso.

5 comentários:

  1. Fico cada dia mais encantada com o poder de superação de homens a frente de nosso tempo...
    Parabéns Administração em Foco por mais uma matéria tão boa de linguagem simples e objetiva
    Gerlane Arts

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gerlane!!

    Espero que você continue lendo e comentando as nossas postagens. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Notável a iniciativa empreendedora, espírito de competitividade e gestão eficiente destes homens probos que nos felicitam com sua ousadia empresarial, oxalá tivéssemos dez ícones deste naipe aqui no RN, então(embora não seja potiguar!)seríamos uma potência, falta apenas visão dos outros e incentivo dos poderes das três esferas, pelo menos das duas esferas...um abraço Eder! (Acho que o Sr. Etelvino Medeiros...é teu parente...!)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você Vida Cristã (Franck Sinatra). Obrigado pelo comentário, espero que continue acompanhando o blog. E não sou da família do Sr. Manoel Etelvino de Medeiros (mas bem que poderia ser rsrs).

    Abraços!

    ResponderExcluir