terça-feira, 30 de abril de 2013

AS MULHERES VÃO DOMINAR O MUNDO?


Estava eu pensando em retomar os trabalhos no meu blog e imaginei qual seria o tema para essa retomada. Então li alguns artigos que falavam sobre o poder da mulher nos dias atuais.

Esse tema me fez refletir sobre a seguinte frase que li: “As mulheres vão dominar o mundo”.

Diante dessa frase me peguei a pensar e cheguei à conclusão de que vocês mulheres não vão dominar o mundo! Vocês já estão dominando.

Mas o porquê dessa conclusão? As mulheres estão, cada vez mais, assumindo cargos ou papeis que antes eram dominados pelos homens. Nas turmas que leciono é notório o domínio das mulheres, cerca de 80% da turma é composta pelo sexo feminino.

Quando passo um trabalho em grupo, percebo sempre que o papel de líder, de delegador de tarefas é sempre de alguma mulher. Os homens que compõem o grupo são meros coadjuvantes, na maioria das vezes executores das tarefas ordenadas por essas líderes que tomam a frente e fazem acontecer.

Os mais machistas devem estar me odiando ao lerem esse artigo, mas a verdade tem que ser dita, doa a quem doer. Engana-se aquele que ficou com suas idéias presas ao século passado e ainda acredita que a mulher nasceu para “pilotar” um fogão. As mulheres saíram da condição de submissa e hoje começam cada vez mais a ditar as regras, a comandar o jogo, seja na sua casa ou nas grandes organizações.

Exemplos não faltam, a começar pela nossa Presidenta Dilma Rousseff, a presidenta da petrolífera Petrobrás é uma mulher, Graça Foster, entre tantas outras mulheres que presidem grandes corporações, gerenciam pequenas empresas ou chefiam seus lares. Um dado interessante que vi no blog Empreendedorismo Rosa (http://www.empreendedorismorosa.com.br/) é que 52% das firmas abertas no Brasil têm em seu comando uma mulher, ou seja, isso representa cerca de 7,7 milhões de novas empreendedoras no país. Isso estimula a economia, gera novos empregos e reforça o que tenho falado desde o inicio dessa postagem, que a mulher já domina o mundo.

Elas estão revolucionando o mercado de trabalho, estão se preparando mais e se destacam em carreiras antes de domínio masculino. Entre 1980 e 2000, o nível de escolaridade delas ultrapassou o dos homens. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, feita pelo IBGE, entre a população com 15 anos ou mais de estudos, as mulheres representam 57,5%. Um número bem expressivo e que tende a aumentar nos próximos anos.

Além disso, a mulher com seu jeito diferente de gestão acaba trazendo uma nova visão para as empresas, modifica costumes e velhos hábitos.

Para finalizar e reforçar minhas convictas afirmações sobre o domínio do sexo feminino na atual conjuntura política, econômica, mercadológica e social; compartilho uma engraçada estória que li em um dos artigos da Revista Você S/A do mês de abril: Conta a sabedoria popular que na porta do paraíso o anjo Gabriel organizava as filas dos que pretendiam entrar no reino dos céus. “De um lado”, gritou Gabriel, “fiquem todos os homens nos quais as mulheres mandaram.” Formou-se uma extensa fila. “Deste outro lado”, ordenou o anjo, “fiquem os homens que mandavam em suas mulheres.” Apenas um se apresentou. Gabriel se aproximou e perguntou por que ele havia escolhido aquela fila. A resposta foi solene: “Minha mulher mandou eu ficar aqui”.

Diante disso, caros leitores e leitoras, não resta mais nada a não ser reafirmar que mundo é das mulheres e desejar boa sorte a nossa jornada rumo ao sucesso.

12 comentários:

  1. Excelentes colocações meu caro amigo. Não resta dúvidas de que a mulher está dominando o mundo.
    Parabéns pelo magnífico artigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo principalmente o tema, aguardo ansiosa pelo próximo assunto!!!

    bjus..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a vocês Jeissy Morais e Tatyanny Cristina pelos comentários. Espero que continuem lendo e colaborando com o nosso Blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas esse blog está me ajudando muito.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo. Acredito sim que as mulheres vão dominar um mundo, afinal isso já é um fato. :- )

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela sua leitura e comentário Clara!!

    ResponderExcluir
  7. É a primeira vez que entro no seu blog , gostei muito dessa matéria, muito bem colocado. Voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Rita Ribeiro!! Será uma satisfação contar com a sua leitura e participação.

    ResponderExcluir
  9. Se irão dominar, não estou certo. Mas rogo as céus que sim...Não somos nada sem elas.

    ResponderExcluir
  10. sem duvidas.....as mulheres sabem subir mas rápido,pois tem mas vontade de prender.
    ótima matéria,só poderia ser escrita por vc.

    ResponderExcluir