segunda-feira, 18 de julho de 2011

Qual a importância de metas dentro de uma organização?

Podemos dizer que metas são imprescindíveis, não só para empresas, mas também na vida de qualquer pessoa. Metas são objetivos a serem alcançados e, portanto precisam ser planejadas e orientadas para o futuro. Contudo é necessário fazer com que as pessoas envolvidas no processo do alcance das metas, sintam-se engajadas e envolvidas diretamente. A maioria das organizações sofre bastante por não conseguirem que seus colaboradores “vistam a camisa” e se esforcem para alcançar os resultados propostos e também não sabem, ou pelo menos, não procuram saber como conseguir esse objetivo. Se me permitem, seguem algumas dicas do que fazer para chegar lá.
·         Deixe as regras bem claras: não adianta os grandes executivos se trancarem em suas salas e pensarem metas mirabolantes, com regras mais mirabolantes ainda, se essas regras não forem passadas para os colaboradores de forma clara em reuniões formais, com presença e participação de todos.
·         Caso essas regras precisem ser mudadas em algum momento, nunca faça em comunicados por e-mail, isso pode ser fatal para perder a confiança da sua equipe.
·         Chame seus gerentes, coordenadores e supervisores e comunique-os sobre as mudanças e o porquê delas estarem ocorrendo. Esses por sua vez, com todos os argumentos em mãos, terão a missão de comunicar aos demais e fazer com que todos assimilem as mudanças.
·         Metas não podem ser muito fáceis, dessa forma perdem o sentido. Elas precisam ser algo que estimule a vontade de correr atrás. Todavia, as metas também não podem ser intangíveis, elas precisam ser plausíveis para que se possa alcançá-las.
·         O que fazer controlar ou acompanhar? Controlar passa a idéia de que não confia em sues colaboradores. Acompanhar demonstra que você está ao lado para ajudar quando necessário. Por conseguinte, cabe a você fazer a escolha certa.
Outro ponto importante quando se fala de metas são os benefícios que serão gerados para os colaboradores quando do alcance dos resultados propostos. Algumas organizações pagam uma porcentagem a mais do salário, outras pagam porcentagens referentes a receita da empresa, outra forma são premiações previamente especificadas como, folgas, aparelhos eletro-eletrônicos, viagens, etc.
Outro fato que deve ser levado em consideração pelas organizações no momento de se conceber metas para os diferentes setores é: o que o alcance dessas metas vai trazer de retorno para a empresa.
Quando tratamos de metas para o setor comercial, esperasse que esse setor origine novos clientes e novos negócios para a empresa. Se eu traço metas para o setor de atendimento ao cliente, esperasse que o nível de satisfação esteja sempre elevado e que eles permaneçam como clientes. Nesses dois exemplos, pode-se perceber que as metas são traçadas, mas com objetivos diferentes. No caso do setor de vendas a empresa espera o aumento da receita com novos clientes. Já no caso do setor de atendimento a empresa deve esperar a continuidade das receitas existentes, uma vez que, os clientes estando satisfeitos continuarão na empresa.
Já quando se fala em metas de crescimento para as empresas é muito importante seguir alguns passos:
1º é preciso saber a hora de se definir as metas para a sua empresa. É importante saber quando começar, aonde se quer chegar e o que é preciso fazer para alcançar a meta.
2º é preciso avaliar os gastos. Confronte as metas com a capacidade da sua empresa para saber se estrutura atual comporta esse crescimento ou quais os investimentos que serão necessários.
3º é preciso atribuir responsabilidades. Repasse as metas para os responsáveis por cada setor para que sejam definidas as ações e o cronograma a ser seguido.
4º é necessário fazer um plano de ações. Defina o que fazer mês a mês para alcançar o resultado esperado no final.
5º é preciso acompanhar os resultados. Com o plano de ações definidos é preciso fazer o acompanhamento no final de cada mês para saber se está dentro do esperado. Caso não esteja conseguindo os resultados projetados é preciso parar e repensar o seu plano de ação.
6º 10 meses depois, pare e se reúna com a sua equipe para fazer um levantamento geral do que se alcançou até o momento. Nesse tempo já dá para se ter uma idéia se as metas realmente serão alcançadas.
Sem dúvida, metas são importantes para todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. O que se precisa é planejar e saber que metas é algo a ser feito em conjunto, com a participação de todos e que é preciso ser claro e objetivo pra que se tenha sucesso.
Portanto, não basta traçar metas é preciso que elas sejam plausíveis, contar com a participação e com o apoio de todos, confiar naqueles que estão envolvidos no processo, fazer um planejamento de onde se quer chegar e o mais importante, se sua empresa está preparada para esse crescimento. Caso a resposta seja negativa, quais recursos serão necessários alocar para que as metas não se tornem um caminho a lugar nenhum.
Fazendo isso, é só traçar suas metas e boa sorte!!!

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