quarta-feira, 3 de julho de 2013

É PRECISO SABER TRABALHAR EM EQUIPE



Vivemos em uma época onde o individualismo do ser humano parece estar cada vez mais latente. No entanto, quando estamos falando de vida profissional isso tem que ser totalmente diferente.
As empresas, cada vez mais, querem profissionais com esse perfil de equipe, que tenha bem desenvolvida a habilidade de relacionamento interpessoal. Essa habilidade comportamental de trabalhar em equipe é sempre muito valorizada pelos recrutadores, por isso que em um processo seletivo é sempre bom ficar atento a perguntas ligadas a essa competência.
Quando se tem na empresa colaboradores que sabem trabalhar em equipe, um dos primeiros benefícios sem dúvida é o aumento da produtividade, seguido de profissionais motivados e que trabalham em prol dos objetivos da organização.
É preciso desenvolver essa competência para que o profissional possa almejar crescimento profissional dentro das organizações. As empresas valorizam os profissionais que são capazes de gerir e motivar pessoas, que agi como um coaching, buscando o desenvolvimento da equipe e os melhores resultados.
Para você que ainda não consegue trabalhar em equipe, mas quer e precisa desenvolver essa competência, veja algumas habilidades que você precisa desenvolver:
Saber administrar conflitos é essencial: saber conversar para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é de veras importante em uma equipe.
Ter uma comunicação eficaz é imprescindível: saber escutar e falar na hora certa e da maneira correta torna o ambiente mais agradável e produtivo.
Ser proativo é outro ponto importante: Estar sempre disposto a resolver os problemas da sua equipe se antecipando a determinadas situações é um ponto muito positivo.
Buscar sempre inovar: buscar soluções alternativas e fazer com que todos da equipe cheguem ao melhor resultado e em pouco tempo.
Desenvolver confiança entre as pessoas a sua volta é fundamental: para ganhar espaço na equipe é importante gerar esse sentimento, mostrando para os demais que você pode ser o ponto de apoio e equilíbrio quando for necessário.
Portanto, é preciso investir nessas características para saber trabalhar em equipe e se destacar. No entanto, é preciso evitar algumas atitudes que podem atrapalhar o seu trabalho em equipe como:

·         Ser inflexível;
·         Não ter um objetivo alinhado com a equipe;
·         Demonstrar falta de comprometimento;
·         Falta de planejamento e de respeito a prazos;
·      Falar mal de algum membro da equipe na ausência do mesmo;
·         Desvalorizar o trabalho de outra pessoa;
·         Não assumir seus erros;
·         Ignorar as regras estabelecidas;
·         Demonstrar desequilíbrio emocional;
·         Não entender e aceitar a diferença dos membros da equipe.

Como vimos o trabalho em equipe é fundamental para o seu sucesso profissional e o sucesso de uma organização. Contudo, lembre-se de ficar atento a todas as características que você precisa desenvolver, bem como, as atitudes que se deve evitar nesse processo.

Boa sorte a todos!

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