segunda-feira, 22 de julho de 2013

MARKETING PESSOAL: POR QUE FAZER?



Quem nunca parou pra pensar o porquê que algumas pessoas conseguem ser promovidas ou conseguem maior destaque profissional que outras que, muitas vezes, tem até um currículo muito melhor.
Uma das respostas possíveis seria: esse profissional sabe fazer marketing pessoal.
Mas o que seria Marketing Pessoal?
Primeiro vamos entender o que é marketing. De forma simples, podemos dizer que é o conjunto de ações que visam identificar as necessidades de mercado, transformar essa necessidade em produto, estudar quais estratégias de comunicação são necessárias para atrair a atenção dos consumidores e têm o objetivo de promover a ação de compra.
Vamos refletir sobre o final desse conceito “tem o objetivo de promover a ação de compra”. Trazendo para o enfoque do artigo de hoje, esse seria um dos principais intuitos do Marketing Pessoal, promover o profissional, seja para a conquista de um novo emprego, seja para uma promoção dentro da própria empresa.
Vejo muitos bons profissionais não irem longe na sua profissão por quê não sabem fazer marketing pessoal e, por incrível que pareça, muitos deles nem sabem quem é.
Com o tempo eu aprendi que não basta ser um bom profissional, para ser reconhecido, você precisa fazer com que seu trabalho apareça. Sabe aquela máxima de quem não é visto não é lembrado, pois é, nas organizações ela vale muito.
Por mais que você seja um profissional, que chegue sempre no horário, que bata suas metas, que cumpra seus compromissos, isso não basta para ser lembrado. Você precisa fazer sempre um algo a mais e fazer com que esse seu trabalho seja visto por todos na empresa e até fora dela.
Uma boa forma de começar a analisar como está o seu marketing pessoal é analisar sua imagem pessoal, que é formada principalmente pela sua aparência, o seu comportamento, sua forma de comunicação, daí resultando seu sucesso, entre outros.
Para fazer marketing pessoal é preciso estar atento a todos os detalhes com relação a você. O nosso corpo fala, é preciso ter cuidado com a sua aparência e como as pessoas o vêm.
Podemos dizer que a imagem é a sua embalagem e passa muitas informações sobre você, sobre quem você é. Ou seja, suas roupas, sua maquiagem, seus acessórios, seu cabelo, podem passar uma informação sobre você que em nada lhe ajudará no seu marketing pessoal. É preciso muito cuidado com a sua imagem, a roupa certa para cada momento e cuidados com a higiene são imprescindíveis para criar uma imagem positiva a seu respeito.
Outro ponto importante para se fazer marketing pessoal é o comportamento. Atrasos constantes sugerem falta de comprometimento. Ambiente de trabalho desorganizado ou sujo, denotam falta de controle e desorganização, transmitem a idéia de dificuldade em cumprir tarefas ou descaso.
Por fim, não se faz marketing pessoal sem comunicação. A maneira como você se comunica pode criar empatia ou antipatia. Portanto, cuide da sua voz, da maneira e como você fala. Atente-se aos erros de português tanto na fala quanto na escrita.
Saiba se comunicar, isso será essencial para o alcance das suas metas profissionais. Lembre-se: você é a sua melhor marca. Divulgue o seu trabalho de forma inteligente, faça com que os as pessoas certas conheçam o seu trabalho e o seu currículo. Planeje-se, o planejamento ou a falta dele, pode definir o seu sucesso ou seu fracasso.
A seguir algumas dicas para trabalhar o marketing pessoal:
§  Seja uma pessoa bem humorada e otimista;
§  Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação;
§  Faça um planejamento de qual situação você almeja profissionalmente, e direcione os seus esforços para alcançar as suas metas;
§  Se prometer, cumpra (Transmita confiança, seja uma pessoa de palavra);
§  Feedback – retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos;
§  Cultive amizades (Networking);
§  Seja uma pessoa confiável, honesta, leal, de caráter;
§  Seja humilde e gentil com as pessoas;
§  Ajude e respeito o próximo.
§  Liste seus pontos fracos e liste seus pontos fortes (Anule seus pontos fracos e foque nos seus pontos fortes)
§  Utilize a web para montar a sua marca.


Então, está esperando o que para alcançar o seu sucesso profissional? Mostre quem você é e suas qualidades e muito boa sorte na sua empreitada.

2 comentários:

  1. muito bom professor, vamos nos vigiar mais e nos organizar...

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    1. Com certeza meu amigo!
      Saber fazer marketing pessoal pode ser um diferencial na carreira de um profissional.

      Abraço e sucesso pra você!!

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