quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COMO ABRIR SUA PRÓPRIA EMPRESA


Como prometido, essa semana no meu blog vou dar dicas de como abrir seu próprio negócio. Pois, como a maioria das pessoas pensa, abrir uma empresa não é difícil, o difícil é mantê-la funcionando e o mais importante de tudo, dando lucro. Em uma pesquisa realizada pelo SEBRAE-SP, constatou-se que 35% das empresas fracassam logo no primeiro ano de operação e 71% não conseguem chegar a cinco anos de vida. Para se abrir uma empresa, criatividade, dinamismo, coragem e criatividade são fundamentais. Todavia, somente esses requisitos conjugados não são suficientes para que se alcance o sucesso.
Para encarar essa enorme responsabilidade, é preciso conhecer os aspectos e fases que envolvem a abertura de um negócio, as características e o tamanho do mercado no qual pretende atuar, a legislação pertinente, os padrões de qualidade e principalmente como obter o capital necessário para a instalação e a operação do empreendimento. Todos esses fatores, combinados à afinidade com a atividade a ser desenvolvida e a competência gerencial, são primordiais para o sucesso do negócio.
Outras características importantes precisam ser observadas para aqueles que pretendem abrir sua própria empresa como: disposição para assumir riscos, ter iniciativa e ser independente, ser líder e saber se comunicar, ser organizado, possuir conhecimento do ramo, ser identificador de oportunidades, possuir aptidões empresariais e por último mas não menos importante ter auto-conhecimento.
Para se conseguir algo na vida é preciso que haja planejamento e para começar seu próprio negócio não é diferente. Portanto, planejamento é a palavra-chave nesse processo e pra isso existe uma ferramenta para auxiliar você empreendedor que é o PLANO DE NEGÓCIO.
Mas o que é um plano de negócio?
De acordo com o SEBRAE um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-lo no mercado.
Portanto, um plano de negócio é o seu mapa de percurso, assim sendo, a sua preparação é um desafio enorme e exige persistência, pesquisa, comprometimento, muita criatividade e trabalho duro.
Logo abaixo segue alguns links que podem auxiliá-lo na odisséia de abrir seu próprio negócio, pesquise em todos, consiga o máximo de informações que você puder e boa sorte.

Links que podem ajudar você a abrir sua própria empresa:

Um comentário: