Quem nunca falou ou ouviu a expressão “eu visto a camisa da empresa”. Acredito que todos ou praticamente todos que nos lêem esta semana.
Mas o que é vestir a camisa da empresa? O que significa essa expressão que, na realidade, no meio das empresas, já é um jargão muito utilizado e mais do que nunca muito atual quando se quer falar do comprometimento de alguém. Mas há de se ter cuidado com o uso indiscriminado dessa expressão, pois vestir a camisa da empresa envolve duas palavras simples, mas difíceis de encontrar tanto por parte dos colaboradores quanto por parte das empresas: compromisso e comprometimento. Portanto, vestir a camisa não significa dar todo o seu potencial e não receber nada em troca. Deve haver sinergia na relação colaborador-empresa e empresa-colaborador, sendo assim satisfatória para ambos.
Nessa relação de troca, estar satisfeito e motivado é questão principal para vestir a camisa. Assim sendo, o ponto é: você se sente motivado pelo trabalho que executa? Se você não se sente, não adianta mentir pra si mesmo, é preciso que você se sinta parte do time, acredite e compreenda o que você faz. Como escreveu Frued “o homem é produto do meio”. Ou seja, para vestir a camisa da empresa, antes de tudo, é preciso que o colaborador se sinta como parte integrante da empresa e não simplesmente mais um entre tantos. Nesse intuito a empresa deve fazer a diferença demonstrando aos colaboradores a sua importância dentro da organização, isso pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dela.
Se relembrarmos a teoria das necessidades descritas por Maslow, o colaborador precisa ter suas necessidades satisfeitas, sobretudo, as três necessidades do topo da pirâmide, que são: as necessidades sociais, de status e de autorrealização. Com essas necessidades satisfeitas o comprometimento do colaborador será bem maior do que o esperado, uma vez que ele não irá querer perder tudo que a organização lhe oferece em troca do seu comprometimento.
Portanto, como já foi citado acima, para se vestir a camisa da empresa, é necessário que exista essa relação de troca. É preciso que a empresa vá além do que o funcionário espera dela. Da mesma forma, é preciso que o funcionário vá além de suas atribuições, é preciso absorver e por em prática os valores e crenças da empresa, conhecer a sua missão e comprometer-se com ela para contribuir de forma efetiva e significativamente.
Podemos concluir então que:
· Colaborador; antes de bater no peito e falar eu visto a camisa da empresa, faça uma autoavaliação se você, de fato, é comprometido com todos os ideais da empresa, com suas crenças e missão.
· Empresa; antes de impor ao seu colaborador ou falar que ele não veste a camisa da empresa, procure saber se ele está motivado com o que faz e se você lhe oferece subsídios para que ele esteja sempre motivado e dessa forma possa realmente “ VESTIR A CAMISA DA EMPRESA”.
Esta semana estava pensando sobre o que escrever...Eis que me veio a ideia EU VISTO A CAMISA DA EMPRESA. O interessante foi perceber que várias pessoas acreditam que vestem a camisa da empresa simplesmente por estarem sempre presentes e fazerem suas obrigações. Por parte da empresa, foi interessante perceber que os gestores acreditam que depois de contratado o colaborador tem a obrigação de estar 100% disponível pra ela e que não tem que ganhar nada em troca além do salário, mas não é bem assim. Mais interessante ainda foi perceber que é um assunto muito conveniente, que pode e deve gerar muitas discussões. Boa leitura a todos.
ResponderExcluirUm ponto muito interessante que você citou, de grande instiga e valia é a CRENÇA: trabalhar pensando sempre que está contribuindo cada dia para melhoramento da empresa em busca de sua missão.
ResponderExcluirVista a camisa da empresa, mas se vestí-la sem crença (fé) jamais ela poderá virar um "manto sagrado".
Parabéns pelo artigo.
Atenciosamente,
Professor Claude Alexandre
Faculdade União Americana.
eu não visto a camisa da empresa....realmente o que escreveu tem toda razão...tem que existir uma sinergia entre colaborador e empresa....
ResponderExcluirRealmente professor é preciso existir essa crença nos valores da empresa. Para vestir a camisa da empresa tem que acreditar no que se está fazendo e a empresa precisa fornecer os elementos que farão isso acontecer.
ResponderExcluirObrigado pela participação Professor Claude!
Obrigado anônimo por participar!
ResponderExcluirÉ preciso haver essa sinergia, essa troca de valores. Eu como empresa, quero que o meu funcionário vista a camisa, mas será que estou fazendo com que isso aconteça. Eu como colaborador ão estou vestindo a empresa, mas porquê será que isso acontece.
É preciso que se analise os dois lados da moeda.
Continue participando.