segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EU VISTO A CAMISA DA EMPRESA

 
 
Quem nunca falou ou ouviu a expressão “eu visto a camisa da empresa”. Acredito que todos ou praticamente todos que nos lêem esta semana.
Mas o que é vestir a camisa da empresa? O que significa essa expressão que, na realidade, no meio das empresas, já é um jargão muito utilizado e mais do que nunca muito atual quando se quer falar do comprometimento de alguém. Mas há de se ter cuidado com o uso indiscriminado dessa expressão, pois vestir a camisa da empresa envolve duas palavras simples, mas difíceis de encontrar tanto por parte dos colaboradores quanto por parte das empresas: compromisso e comprometimento. Portanto, vestir a camisa não significa dar todo o seu potencial e não receber nada em troca. Deve haver sinergia na relação colaborador-empresa e empresa-colaborador, sendo assim satisfatória para ambos.
Nessa relação de troca, estar satisfeito e motivado é questão principal para vestir a camisa. Assim sendo, o ponto é: você se sente motivado pelo trabalho que executa? Se você não se sente, não adianta mentir pra si mesmo, é preciso que você se sinta parte do time, acredite e compreenda o que você faz. Como escreveu Frued “o homem é produto do meio”. Ou seja, para vestir a camisa da empresa, antes de tudo, é preciso que o colaborador se sinta como parte integrante da empresa e não simplesmente mais um entre tantos. Nesse intuito a empresa deve fazer a diferença demonstrando aos colaboradores a sua importância dentro da organização, isso pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dela.
Se relembrarmos a teoria das necessidades descritas por Maslow, o colaborador precisa ter suas necessidades satisfeitas, sobretudo, as três necessidades do topo da pirâmide, que são: as necessidades sociais, de status e de autorrealização. Com essas necessidades satisfeitas o comprometimento do colaborador será bem maior do que o esperado, uma vez que ele não irá querer perder tudo que a organização lhe oferece em troca do seu comprometimento.
Portanto, como já foi citado acima, para se vestir a camisa da empresa, é necessário que exista essa relação de troca. É preciso que a empresa vá além do que o funcionário espera dela. Da mesma forma, é preciso que o funcionário vá além de suas atribuições, é preciso absorver e por em prática os valores e crenças da empresa, conhecer a sua missão e comprometer-se com ela para contribuir de forma efetiva e significativamente.
 
Podemos concluir então que:
 
·         Colaborador; antes de bater no peito e falar eu visto a camisa da empresa, faça uma autoavaliação se você, de fato, é comprometido com todos os ideais da empresa, com suas crenças e missão.
·         Empresa; antes de impor ao seu colaborador ou falar que ele não veste a camisa da empresa, procure saber se ele está motivado com o que faz e se você lhe oferece subsídios para que ele esteja sempre motivado e dessa forma possa realmente “ VESTIR A CAMISA DA EMPRESA”.

5 comentários:

  1. Esta semana estava pensando sobre o que escrever...Eis que me veio a ideia EU VISTO A CAMISA DA EMPRESA. O interessante foi perceber que várias pessoas acreditam que vestem a camisa da empresa simplesmente por estarem sempre presentes e fazerem suas obrigações. Por parte da empresa, foi interessante perceber que os gestores acreditam que depois de contratado o colaborador tem a obrigação de estar 100% disponível pra ela e que não tem que ganhar nada em troca além do salário, mas não é bem assim. Mais interessante ainda foi perceber que é um assunto muito conveniente, que pode e deve gerar muitas discussões. Boa leitura a todos.

    ResponderExcluir
  2. Um ponto muito interessante que você citou, de grande instiga e valia é a CRENÇA: trabalhar pensando sempre que está contribuindo cada dia para melhoramento da empresa em busca de sua missão.
    Vista a camisa da empresa, mas se vestí-la sem crença (fé) jamais ela poderá virar um "manto sagrado".
    Parabéns pelo artigo.
    Atenciosamente,
    Professor Claude Alexandre
    Faculdade União Americana.

    ResponderExcluir
  3. eu não visto a camisa da empresa....realmente o que escreveu tem toda razão...tem que existir uma sinergia entre colaborador e empresa....

    ResponderExcluir
  4. Realmente professor é preciso existir essa crença nos valores da empresa. Para vestir a camisa da empresa tem que acreditar no que se está fazendo e a empresa precisa fornecer os elementos que farão isso acontecer.

    Obrigado pela participação Professor Claude!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado anônimo por participar!

    É preciso haver essa sinergia, essa troca de valores. Eu como empresa, quero que o meu funcionário vista a camisa, mas será que estou fazendo com que isso aconteça. Eu como colaborador ão estou vestindo a empresa, mas porquê será que isso acontece.
    É preciso que se analise os dois lados da moeda.

    Continue participando.

    ResponderExcluir