terça-feira, 9 de agosto de 2011

VOCÊ É EMPREENDEDOR?


Em conversa com um dos leitores do blog, me foi sugerido um tema, que a meu ver, seria muito interessante de ser destacado, o tema dessa semana é empreendedorismo. E o que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor?
A palavra empreendedor vem do francês entrepreneur e surgiu por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar as pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Peter Drucker define o empreendedor como sendo uma pessoa que aproveita as oportunidades para criar as mudanças. Ou seja, o verdadeiro empreendedor consegue ver além do que as outras pessoas conseguem ver, percebem oportunidades aonde ninguém percebe e acima de tudo consegue analisar os riscos e como superá-los.
O interessante é perceber que o empreendedor não precisa criar algo novo, não precisa começar um novo negócio, mas sim, ter a capacidade de inovar diante daquilo que já existe. O empreendedor é orientado para a ação, altamente motivado e acima de tudo é capaz de assumir riscos para atingir seus objetivos.
É preciso estar atento para as mudanças que ocorrem a cada instante no mundo, é preciso estar conectado com a constante evolução. Portanto, para se tornar um empreendedor é preciso ter algumas qualidades pessoais bem desenvolvidas como, decisão, visão, firmeza, iniciativa, atitude de respeito humano, coragem e capacidade de organização e direção.
Uma pessoa empreendedora precisa ter características diferenciadas como originalidade, ter flexibilidade e facilidade nas negociações, tolerar erros, ser otimista, ter iniciativa, ter intuição, ter autoconfiança e ser visionário para negócios futuros.
Quando se fala em empreendedorismo, muitas vezes pode-se ligar o termo à Administração. No entanto, não existe um perfil profissional para o empreendedor. Empreendedor pode ser o médico, o trabalhador da linha de montagem de uma indústria, o camelô, o engenheiro, o professor, enfim, qualquer um que tenha a capacidade de inovar, de fazer diferente, de correr riscos, etc.
Por fim, se você tem essas características, aproveite para por em prática seus projetos de forma inovadora e criativa. Seja ou torne-se um empreendedor. Afinal, você pode não ter nascido empreendedor, mas você desenvolver essa habilidade e fazer a diferença.
Na próxima postagem, ainda a pedidos, vou trazer dicas e informações do que você tem que fazer para abrir seu próprio negócio.
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário